terça-feira, 3 de maio de 2011

Meditação boa para a saúde


Voltamos… e vocês foram maus!

Pois é… uma semana passou, mas assuntos nada! Que maus que foram!!
Não sejam maus para mim… oh oh oh oh oh oh diz-vos alguma coisa?

Felizmente, a semana foi profícua.

Começou não oficialmente a campanha eleitoral e como sempre debatem-se ataques avulsos e não ideias políticas. Até há quem queira continuar a tentar enganar o estado da nação, trocando uns numerozitos insignificantes. Entre 6 virgula qualquer coisa e 9 vírgula qualquer coisa não há grande diferença. Não é preciso saber matemática para isso. Ou então tem a ver com alguns conceitos de matemática avançada que se aprende em cursos de engenharia que eu não frequentei. Estudar letras, nestes casos, não ajuda muito, está visto!

Outro assunto marcante e que deve durar para aí um mês foi o assassinato do inimigo n.º 1 dos EUA, após um ataque de forças especiais. Não queriam matá-lo, dizem eles. Queriam-no vivo para ser julgado (?) depois de preso em Guantanamo. Ora deixassem-no vivo. O facto de ter morrido, de divulgarem imagens de qualidade e veracidade duvidosa, do funeral ser a bordo de um navio norte-americano sem presença de jornalistas, de o mandarem para o mar e não o enterrarem, de ter vivido a escassos metros de um quartel de forças especiais pasquitanesas, a poucos quilómetros da capital, num país que como sabemos não apoia o terrorrismo (não à escala global, mas interna), começa a dar os seus frutos. Mal as primeiras imagens eram divulgadas que começaram a chover emails sobre a possível mentira e conspiração. Fogo que nada pode ser inócuo. Mas é verdade que com aquela atitude andaram a pedi-las.


Aquilo que não é de facto inócuo e assunto principal desta pseudo-crónica são os resultados de um estudo da Universidade da Califórnia. Mais um, é claro, a provar os benefícios para a saúde da meditação. Depois de se provar que melhora a concentração, sabemos agora que a prática regular da meditação é benéfica para a saúde: “aumenta a nossa capacidade para cooperar com o stress e manter sensações de bem-estar. Já que de alguma forma influencia na actividade da telomerasa nas células do sistema imunitário, que são as que têm a capacidade de prolongar a vida das células.”**

Acho que muita gente devia passar a meditar, principalmente daqueles que todos os dias intervêm na televisão, nos enviam mensagens para nos convencer com os seus disparates. Talvez assim pudéssemos ter algum sossego!

Se quiserem, ensino-vos como!


© Joaquim Guerra


** Fonte: Revista SportLife, Janeiro 2011, p. 18




NOTA: Todo o conteúdo deste blog é baseado em factos reais sendo que se torna muito difícil distinguir a ficção da realidade. Todas as imagens neste blog são descaradamente roubadas aos seus legítimos proprietários, desculpem lá qualquer coisinha! Se querem deixar o vosso desagrado façam-no nestes links:(http://tertuliacordeburroafugir.blogspot.com/)(http://www.youtube.com/tertuliacordeburro)

2 comentários:

  1. Tas a gozar, ainda ontem disse que ia aprender a meditar e já pedi umas aulitas :p

    ResponderEliminar
  2. ora... fizeste mal. Porque não falaste aqui comigo?

    ResponderEliminar

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!