segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Pseudónimo

Pseudónimo "nome masculino", nome suposto sob o qual alguns escritores publicam as suas obras, e/ou "adjectivo", que subscreve as suas obras com um nome que não é o seu.
Do grego antigo (pseudónymos) ψευδώνυμος, composto de ψευδο- "pseudo-" e ὄνομα "nome", ou seja, "nome falso", Pseudónymos, antes de se tornar um "nome masculino" e/ou um "adjectivo", era na verdade um "nome próprio".

Pseudónymos Crayticus, nascido na Grécia (século VIII antes de J.C.), inventou na altura o que se domina hoje por "trolling" - cometar e criticar o trabalho dos outros sem ter conhecimento e/ou fundamente se não mandar abaixo só por não ter nada melhor para fazer - Como assim? Perguntam bem! Porque não havia a World Wide Web, mas havia a "wέα wδιαβάστε wδημοσιεύει", que era nada mais nada menos que uma espécie de blog onde autores de altura publicavam as suas histórias ficcionais ou vicissitudes reais, deixando-as assim disponíveis a serem comentadas por quem quer que seja, porque por baixo de cada "post" (era um grande placard de madeira onde eram afixados rolos de pergaminho com os textos) era fornecido um espaço onde qualquer um poderia dar a sua opinião em relação ao que ali tinha sido escrito!

Pseudónymos escrevia semanalmente, coisas enfadonhas como por exemplo quantas vezes o seu mestre lhe fazia "IG", ou como uma vez levou um valente pontapé no "τοντομέαεδώότιείναιμεταξύτωνντομάταξύταξ", e quando não tinha nada para escrever contava a sua triste história amorosa!
(Se não sabem os significados de "IG" e "τοντομέαεδώότιείναιμεταξύτωνντομάταξύταξ" basta clicarem aqui nas palavras azuis)
Certo dia, os gestores da www decidiram deixar de despender da crónica de Pseudónymos, por motivos que ainda hoje nos são desconhecidos ou porque simplesmente precisavam de espaço para coisas melhores, foi por volta dessa altura que um jovem escritor lá começou a publicar uma rubrica de seu nome "Odisseia". Pseudónymos magoado começou a deixar comentários ofensivos e criticas sem fundamento ao jovem escritor, e ao invés de assinar com o seu próprio nome, usava então o nome de seu pai: Anónimus.

Mais tarde Anónimus foi vitima de um linchamento publico onde lhe cortaram uma parte do corpo que fica muito próximo de "τοντομέαεδώότι...", e Pseudónymos, que até nem gostava muito do pai porque este, quando ele era pequeno, tinha se recusado a comprar-lhe uma escrava Etíope, continuou desta feita a comentar de forma pouco coerente os "postes" de outros escritores, e assinando com o nome de outros.

Anos mais tarde Pseudónymos perdeu a oportunidade de herdar a fortuna de uma tia abastada que vivia em Atenas, porque teve um esgotamento nervoso e deixou de saber quem realmente ele era, por ter durante décadas assinado com nomes falsos. Por isso mais vale assinar o nosso nome não vá uma tia rica bater as botas e ficamos sem chavo.



NOTA: Todo o conteúdo deste blog é baseado em factos reais sendo que se torna muito difícil distinguir a ficção da realidade. Todas as imagens neste blog são descaradamente roubadas aos seus legítimos proprietários, desculpem lá qualquer coisinha!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!