quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Husniyah e o Poeta Iraniano


Husniyah, prometida aos 10 anos para casar com Abdul-Alim 20, anos mais velho. Aos 12 realizou-se o matrimónio que toda a familia aguardava ansiosamente e que ela temia e tentava fugir como o diabo da forca. Sim Husniyah sabia que iria ser infeliz como 90% das mulheres o são no seu país (Irão).
Deste casamento nasceram 3 filhos, e aos 20 anos já Husniyah esperava o quarto. Mas aos 4 meses de gravidês, a mulher não aguentou e perdeu o bebé que carregava na barriga. Nessa mesma noite foi espancada novamente pelo seu marido, Abdul-Alim, qeu alegava que ela não servia para nada nem para parir, tratava-a como um ser infame, desprezava-a, batia-lhe, e fazia dela a sua escrava.
Husniyah trabalhava de sol a sol nos campos do Irão, tal como todas as outras mulheres, enquanto seus maridos passavam dias inteiros a fumar Shisha-Khan el Khalili. Naquela manhã em 1995 (no calendário islâmico, 1416), Husniyah saiu de casa para ir ao mercado, ainda seu marido e filhos dormiam os sonos de Allah, sentia-se vigiada a toda a hora, e num impulso olhou para trás e viu um belo homem que a olhou como quem queria descobrir o que estava escondido por baixo do Hijab (lenço Muçulmano). Chamou-a e deu-lhe um papel meio amarelado. E fugiu desaparecendo por entre as pessoas do mercado até que ela o deixou de ver. Escondeu-se para que ninguém a visse a ler aquele papel. Não sabia ler muito bem, mas a curiosidade era muita e começou a seletrar as letras. Era um poema, um lindo poema de amor deixado por aquele misterioso homem que a abordou no meio da rua. Ficou apaixonada no primeiro momento que o vira. Ao ler o que ele lhe havia escrito disse a si mesma que o amava, mas não durou muito tempo o seu sonho. Perguntou baixinho se haveria algum homem naquela terra que poderia escrever algo assim. Os que ela conhecia eram todos uns selvagens. E quem seria este lindo poeta iraniano que havia escrito coisas tão maravilhosas a ponto de tocar no seu coração tão doente e cansado? Sabia que jamais poderia viver o amor que aquele homem maravilhoso escreveu naquele papel amarelado e gasto. Afinal existem poetas também no Irão. E afinal tambem lá existe amor e homens com sentimentos. Ou será que isto é só fruto da minha imaginação???...


NOTA: Todo o conteúdo deste blog é baseado em factos reais sendo que se torna muito difícil distinguir a ficção da realidade.Todas as imagens neste blog são descaradamente roubadas aos seus legítimos proprietários, desculpem lá qualquer coisinha!

2 comentários:

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!