O Conde D. Henrique tem procurado trazer prosperidade a este pequeno território, tendo vencido os mouros em Arouca, permitindo que se salvem mais almas.
Neste entremeio, o escriba Diego Gelmírez, nomeado por Vossa Senhoria, organizou o roubo de que todos falam. A cidade de Braga está num alvoroço à procura dessa alma danada das Santas Relíquias ali depositadas. Os Arcebispos ofereceram encomendas às almas para aqueles que tivessem informação sobre o seu paradeiro.
Como vê, meu caro amigo, nada de novo por estas terras para onde me exilou. Longe da nossa cosmopolita e próspera cidade. Neste território apenas vemos pobreza e as notícias são de roubos, de guerras, de conquistas. Os povos são rudes, brutos e quase analfabetos. De cultura pouco entendem, ainda que faça tudo o que posso para levá-los a prosperar no caminho da iluminação. Quanto ao trabalho, folgam em demasia, querendo intervalos da lavoura a toda a hora.
Tem sido muito difícil a vida nestas terras. Por mais conselhos que os Senhores nos peçam, acabam sempre por originar mais miséria.Gostam de exibir mais do que têm, ficando a dever aos onzeneiros. Esses sim, vivem bem e não se esquecem das dívidas, cobrando favores a toda a hora.
Os compadrios são também excessivos, nomeando-se para altos cargos da administração do condado aqueles que pouco sabem.
Mas por outro lado, é um povo que sabe ser alegre. Que gosta de ajudar os outros, de ser solidário. Que encontra modos para (sobre)viver, desenrascando-se de várias maneiras.
(C) Joaquim Guerra
NOTA: Todo o conteúdo deste blog é baseado em factos reais sendo que se torna muito difícil distinguir a ficção da realidade. Todas as imagens neste blog são descaradamente roubadas aos seus legítimos proprietários, desculpem lá qualquer coisinha!
lolololol muito fixe!
ResponderEliminar(e desta vez li tudo sem ficar tonto!)
Mas por outro lado, é um povo que sabe ser alegre
ResponderEliminarnota-se......