terça-feira, 27 de julho de 2010

Minhas lindas férias... a crédito!



Esta na altura em que centenas de pessoas mudam de casa… isto é, vão de férias. Hotéis, apartamentos, casas particulares, tudo serve para mudar de ares, apanhar sol na praia ou visitar a família na terra.

Este ano a crise veio dificultar um pouco as férias dos portugueses. Por um lado, acho que veio mostrar que não se pode viver acima das possibilidades e conter os créditos pessoais para ir de férias… nem que seja ao Algarve (sem desprimorpara esta região portuguesa, claro). Por outro, não sei se não veio piorar as contas bancárias… sim porque de férias alguns tiveram mesmo de ir.

Não compreendo como se pode fazer crédito para ir de férias. Passar o resto do ano a pagar aquilo que se gozou, às vezes, numa semana. Já não basta crédito da casa, do carro, dos móveis, do plasma… junta-se-lhe as férias.

Não havendo dinheiro e os créditos estando mais apertadinhos, fica o Zé-povinho em casa ou vai à Terra passar uns dias que fica sempre mais barato.

Não havendo dinheiro e os créditos estando mais apertadinhos, o Zé-povinho pode sempre aproveitar as férias Continente… que invadiram Portimão este mês. Nunca vi tanto carro nesta cidade!! Férias à medida para quem não pode dar mais, para quem desesperava a apensar que não podia vir tipo carneirada apanhar banhos de sol ao Algarve.

Desculpem-me, mas eu que moro aqui o ano todo, dispensava esta invasão de celtas, godos e visigodos do centro norte de Portugal. Nós aqui os Mouros (que não trabalham no turismo) gostamos de calma e de poder deslocarmo-nos sem pensar que se está na Avenida da República ou nos Aliados.

Voltemos às férias. Fazem-nos bem, é verdade. Passamos a respirar melhor, a ver melhor, a baixar os níveis de stress, a reflectir melhor. Mas para isso temos depois de ficar preocupados o resto do ano se vamos ter sopa para colocar na mesa?

Boas férias!

©Joaquim Guerra


NOTA: Todo o conteúdo deste blog é baseado em factos reais sendo que se torna muito difícil distinguir a ficção da realidade.

7 comentários:

  1. Concordo na sua plenitude e mais esta malta costuma vir aziada e descarregar em cá se encontra!
    Não querem stressar façam férias em casa!

    ResponderEliminar
  2. pois... e andam na estrada aqui como se estivessem no trânsito em Lisboa...

    ResponderEliminar
  3. Sem querer desprimorar a coisa (e porque este ano vou passar férias aí) o Algarve não é o meu sítio de eleição para férias :p

    ResponderEliminar
  4. Coitada, vens para a confusão total

    ResponderEliminar
  5. que pés tão feios... bah... não são os teus pois não?!
    Solange

    ResponderEliminar
  6. Não Solange... não são!! Até parece que não reparas nos pés...

    ResponderEliminar
  7. como disse: tenho mesmo andado atrasado! peço imensa desculpa a todos por ainda nem ter lido isto! concordo plenamente Joaquim!

    ResponderEliminar

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!