quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sabias que? 7

Que a velocidade do espirro pode chegar até 160 km/h.
A sua velocidade é tanta que é impossível mantermos os olhos abertos. Isso acontece porque os nervos dos olhos e do nariz estão muito próximos e alguns possuem actividades relacionadas, portanto, quando um é estimulado, o outro reage com algum tipo de estímulo. Também por isso não é aconselhável segurar um espirro, pois a pressão provocada no ouvido e nas via aéreas superiores é tão forte que pode causar vários problemas, como vertigens, surdez e até ruptura do tímpano.

O espirro é a expulsão de ar de forma violenta pelo nariz, com o objetivo de eliminar alguma partícula estranha e irritante, e até mesmo microorganismos. Portanto, o espirro é um mecanismo de defesa do organismo. Contudo o espirro nem sempre foi visto assim, por exemplo:


  • Aristóteles afirmava que o espirro era um acto sobrenatural. Crenças mais antigas acreditavam que o espirro era um sinal dos Deuses.
  • Entre os Pagãos de Flanders, acreditava-se que o espirro era um mau presságio.


  • Tibério, Imperador, que viveu na era de Cristo, tinha o costume de abençoar espirros.


  • Na Noruega, quando uma pessoa doente espirrava, acreditavam que era sinal de que ela não morreria.
  • Na Hungria, Eslováquia e Eslovénia e alguns países do médio oriente, o espirro que ocorre após alguém fazer uma afirmação é às vezes interpretada como uma confirmação por Deus de que a afirmação era verdadeira.
  • No Japão, as pessoas frequentemente acreditam que o espirro ocorre quando elas estão a ser mencionadas ou mal-faladas pelas costas ou por uma pessoa muito distante.


  • É uma crença comum na Índia que alguém que espirra inesperadamente lembra ou é lembrado por uma pessoa querida. 


São muitas as crenças acerca do espirro, que vão de sinais de Deus, confirmações Divinas até maus presságios, acreditando até que espirros fossem a cura de soluços. Por isso, qual é o significado que o espirro tem para ti?




NOTA: Todo o conteúdo deste blog é baseado em factos reais sendo que se torna muito difícil distinguir a ficção da realidade. Todas as imagens neste blog são descaradamente roubadas aos seus legítimos proprietários, desculpem lá qualquer coisinha! Se querem deixar o vosso desagrado façam-no nestes links:(http://tertuliacordeburroafugir.blogspot.com/)(http://www.youtube.com/tertuliacordeburro)

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!