sexta-feira, 27 de maio de 2011

Semanada (sem.21 - 2011)

Hoje é dia de Semanada e este espaço é por norma usado para reportar notícias parvas e rir com a situação! No entanto há notícias que são demasiado graves para serem vistas com essa ligeireza! Contudo, essas mesmas notícias também devem ser mostradas para que não sejam esquecidas como tem acontecido até aqui.

O assunto de hoje deixa-me particularmente bastante triste! Vivemos num mundo cada vez mais violento e onde a violência começa cada vez mais cedo. Esta semana foi palco de uma dessas situações, a mais comentada devido às redes sociais e meios de comunicação! Mas não é uma situação isolada! Nos últimos anos quantas vezes este cenário se repetiu e foi perdido no esquecimento? Quantas pessoas e jovens sofreram com agressões semelhantes?

Tenho uma turma com várias raparigas de 12 anos, numa escola um tanto ao quanto complicada. Na quarta-feira escrevi no quadro: RESPEITO - CONSCIÊNCIA - RESPONSABILIDADE - EDUCAÇÃO! Pedi-lhes para que falassem sobre isso e perguntei se sabiam a razão! A primeira resposta foi devido a uma situação que aconteceu nessa mesmo tarde minutos antes! Mais uma vez, neste mesmo ano lectivo, um dos professores foi agredido por um dos pais! Mais uma vez isso vai ficar impune e esse professor é que irá mudar de escola! De seguida perguntei se não haveria outros exemplos e espertos como são chegaram ás agressões mostradas esta semana por todos os jornais. O que mais me custou foi o que disse em seguida, encarei a minha turma e disse: "Fiquei muito triste com essas notícias, não só pela agressão em si mas porque podiam ser vocês!" Fez-se um burburinho imediato de "oh professora acha?", "nós, nunca" seguindo-se um silêncio espectral e cabeças a assentir a terrível verdade... podiam ter sido eles e eles tomaram consciência disso! O nosso trabalho esta semana é criar vários murais sobre o tema para serem espalhados pela escola! Durante algum tempo, o assunto vai estar fresco e eles vão tomar as atitudes certas, mas esse tempo tem prazo de validade e tudo voltará ao que era!

Eu tento fazer a minha parte, mas não chega! São precisas atitudes mais drásticas. É preciso mudar consciências, não só dos jovens mas principalmente dos adultos. Somos nós os responsáveis pela sua educação. Parte de nós a tarefa de explicar o certo e errado, de transmitir valores e de assegurar o seu futuro!



É este o espelho que queremos ser?



NOTA: Todo o conteúdo deste blog é baseado em factos reais sendo que se torna muito difícil distinguir a ficção da realidade. Todas as imagens neste blog são descaradamente roubadas aos seus legítimos proprietários, desculpem lá qualquer coisinha! Se querem deixar o vosso desagrado façam-no nestes links:(http://tertuliacordeburroafugir.blogspot.com/)(http://www.youtube.com/tertuliacordeburro)

1 comentário:

  1. bem dito, bem feito... mas durará muito ou o assunto terá a mesma duração que os cratazes? Acções como a tua são muitas, mas alguns passam por elas, fingem interessar-se e não ligam.
    mas isso não quer dizer que se deva desistir. Nem pensar.

    ResponderEliminar

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!