terça-feira, 23 de novembro de 2010

Gelo, porco e enchidos


Questão difícil esta de falar de uma só vez de temas tão díspares. Culpa minha! E agora tenho de misturar tradições portuguesas milenares: a matança do porco e os enchidos resultantes da mesma, com o degelo. Ai vida! Será que me safo desta?

É verdade que a matança do porco ocorre geralmente na estação fria. Que a matança do porco origina uns bons enchidos e uns convívios valentes, apesar de apenas gostar dessa parte (odeio os guinchos do porco!). No entanto, hoje em dia, já não é possível matar o porco como antigamente. Tem tudo de ser no matadouro, como se fosse a mesma coisa! Matam tudo e a tradição já não é o que era. Era vê-los nos campos a guincharem que nem... porcos... ou a fugirem quando davam uns coices valentes, e pendurados à porta  das casas  ou das lojas para recolher o sangue. Bons ou maus tempos, olha que agora nem sei!

Entretanto, em Portugal tem aparecido gelo por todo o lado. Não vêm? Eu dou umas dicas. As relações sociais têm gelado, o consumo privado está quase tão gelado como a Antárctida, daqui a dias são os empregos que vão gelar por falta de trabalhadores por eles preferirem aquecer-se todos juntos num passeio por Lisboa. E ainda dizem que estamos na era do degelo!
 
Por conseguinte, temos de aproveitar esta época para matar uns quantos porcos* e fazer uns ricos enchidos. Acho que esses não me importo de os ouvir guinchar por perderem o posto. Aproveitamos e fazemos uns enchidos, exportamos e a balança comercial até melhora. O problema é encontrar mercado para eles, mas com certeza alguns países ou credores não se hão de importar de os ter por perto… assim podem ajustar contas mais facilmente.

© Joaquim Guerra


*No sentido figurado, claro… não vão para aí dizer que tenho alma de assassino.


NOTA: Todo o conteúdo deste blog é baseado em factos reais sendo que se torna muito difícil distinguir a ficção da realidade. Todas as imagens neste blog são descaradamente roubadas aos seus legítimos proprietários, desculpem lá qualquer coisinha!

8 comentários:

  1. e não é que conseguiste mesmo??? juntar os temas!!! :)

    ResponderEliminar
  2. eheheheh... achas mesmo? ou foi forçado?

    ResponderEliminar
  3. há duas razões pelas quais eu não comento o blog: porque não tenho tempo ou não tenho disposição!
    Mas quando comento é porque tenho mesmo algo a dizer, como neste caso, e claro, nos restantes :)

    ResponderEliminar
  4. lol eu diva ter terminado o ep2 do D Vlog! na secção politica deste episódio tenho uma matança do porco! lol

    ResponderEliminar
  5. Tá fixe Joaquim, só não gosto das linguiças o o raio... Blheeec... :/

    ResponderEliminar
  6. a parte melhor é o que ela não gosta! e linguiça isso é o quê? aqui no Algarve há: chouriça morcela farinheira torresmos... porra, fiquei com fome!

    ResponderEliminar
  7. Chouriça pronto, não gosto não... Só gosto de torresmos,... Bué da bom... xD

    ResponderEliminar
  8. Ah ah!! Os torresmos com os pêlos queimados na altura que fica um cheiro horrível no ar!! Ainda tens fome Dario?

    ResponderEliminar

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!