segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Origem do sufixo "-ismo"

"-μóç" tradução "-ismós" tem origem na antiga Grécia, no principio da origem do primeiro latim complexo, ainda no sânscrito antigo. Este era utilizado para formar substantivos de acção a partir de verbos, exemplo: "acampar" acrescentando o sufixo ao radical, que é a forma primaria do verbo obtemos "campismo".
Estes são os factos de conhecimento geral que aprendemos na escola quando estudamos gramática, mas por trás desta aparente inofensiva forma gramatical paira uma aura de horror e tragédia, tragédia esta que foi imortalizada pela Ilíada de Homero. Na realidade os factos que deram origem a guerra em Tróia, que nada teve haver com o jovem Páris e a bela Helena, e nem Aquiles foi mortalmente ferido da forma como contam. Tudo se deveu a uma brincadeira infantil entre um dois jovens de 14 anos, Equinócio, de origem grega, que fugira da Grécia por estar farto de "IG", e Octávios, jovem troiano que se julga ter sido, muitos anos mais tarde, o primeiro top-model masculino e quiçá o primeiro metrossexual da história. Estes dois rapazes disputavam então, no ano de 1232 antes de JC, uma muito renhida partida de "παιχνίδι μάρμαρο", o tão popular "jogo do berlinde" que todos jogamos quando em crianças. Como todos os metrossexuais, Octávios, não tinha jeito nenhum para aquilo, e não gostava de perder, e como Equinócio não era daquelas bandas, Octávios criou a regra "-μóç" ("-ismós"), que consistia em ter uma mão com o dedo mindinho no sitio de onde se tinha de jogar o berlinde e a outra continuava do dedo polegar desta, diminuindo consideravelmente a distancia de onde se tinha de jogar, até ao sitio onde jazia o berlinde alvo, este movimento é actualmente conhecido por: "bute-sacada". Enfim, o jovem Equinócio não achou piada aquele movimento, foi fazer queixinhas ao seu pai. Muitos não sabem mas, Equinócio, era filho bastardo de Agamenon. E o resto já vocês conhecem o que aconteceu depois.
E assim, até aos dias de hoje, uma simples mão acrescentada a frente de outra para mais facilmente acertar em um berlinde, se tornou no sufixo que se acrescenta as palavras para lhes conceder uma forma de substantivo activo.



NOTA: Todo o conteúdo deste blog é baseado em factos reais sendo que se torna muito difícil distinguir a ficção da realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!