terça-feira, 26 de outubro de 2010

Bruxas… que existem… existem!

Daqui a uns dias vamos comprovar que existem bruxas. Sim, estou a falar a sério. As nossas ruas vão ficar invadidas por duendes, monstros, vampiros e bruxas.

Seria engraçado caso estivéssemos num país anglo-saxónico. Seria, não seria? Mas estamos em Portugal e isso é como ter bruxas a sério. Ora a mim isso assusta-me!

Explico porquê… importamos quase tudo o que consumimos e se não bastasse, agora também importamos factos culturais de outros países. Ora quero lá saber que se festeje o Halloween noutros cantos do mundo (e acrescento o dia dos namorados porque prefiro festejar instintivamente e não porque me obrigam; o carnaval porque prefiro o Entrudo).

Vou ter diabretes e bruxas a chatearem-me, batendo à minha porta. Esses existem mesmo! Ora contradigam lá isso!! E o pior é que vão mesmo chatear! E lá terei que apanhar papel higiénico do quintal.

Mas que raio! Porque não imitam costumes de outras culturas? Por exemplo: costume de chegar a horas e de não sair para beber café mal se entre no trabalho; costume de ler, ir ao cinema, ir ao teatro, ao invés de ir passear ao domingo para um hipermercado; etc. (poderiam ser tantos).




NOTA: Todo o conteúdo deste blog é baseado em factos reais sendo que se torna muito difícil distinguir a ficção da realidade.Todas as imagens neste blog são descaradamente roubadas aos seus legítimos proprietários, desculpem lá qualquer coisinha!

10 comentários:

  1. Importação de cultura sempre houve e sempre haverá, e até nem vejo muito mal nisso, se assim não fosse hoje não teríamos conhecimento de uma infinidade de coisas que chegaram até nós assim.

    A problema está, como sempre, no uso que se faz de tudo. Eu não sou uma pessoa que goste especialmente das épocas festivas mas tenho um especial agrado pelo Dia das Bruxas, mas isso porque entendo e aprecio o seu conceito original.
    Como se celebra hoje pouco tem a ver com as suas origens e foram acrescentados novos elementos, se bem que para quem for apreciador, esses novos elementos também estão repletos de história.

    A grande questão aqui é que as pessoas não vivem numa cultura de costumes mas sim numa cultura de consumismo, e nem sequer sabem o que consomem.

    ResponderEliminar
  2. Olá Patrícia. Sim, tens razão. O problema está na forma de importação e pouco importam as raízes para quem o faz. O que gostam é do folclore e a vertente consumista faz o resto.
    Ainda assim, por que razão importar uma tradição cultural que nada tem a ver com a nossa sociedade? Já agora vamos importar as tradições pascais de outros países (com crucificações, etc.), a tomatina espanhola, o Saint Patrick, etc. E passamos a ter uma cultura globalizada e não própria.

    ResponderEliminar
  3. Ahhh, mas quem nos garante que o festival de Samhain está assim tão distante de nós?

    Afinal tivemos povos celtas no nosso território e temos uma raíz cultural que descende daí!

    ResponderEliminar
  4. OH Patrícia. Se se festejou, perdeu-se nas memórias dos tempos e a presença celta não foi assim tão forte no território português. Tivemos mais influência dos godos e do cristianismo. As festas pagãs foram progressivamente desaparecendo, dando lugar a festividades cristãs criteriosamente marcadas no calendário. As pagãs em Portugal foram desaparecendo, dando lugar a outras. Para contrariar o Samhain (ano novo celta) e outras festas pagãs (algumas ainda descendentes das festas romanas) a crença nos espíritos que vagueiam, associaram-se ao diabo e passou-se a celebrar os cristãos mortos para redimir pecados.
    Importar por importar, preferia a tradição que se manteve no México. Essas são festividades que me atraem.

    ResponderEliminar
  5. Está muito bom, mas acho que cada um deve emitar o que quer. Eu por exemplo não tenho nem nunca tive o costume de ir beber café na hora de trabalho e chego sempre pontual. Depende muito da educação de cada um. Quanto a essas modernidades de festas que não são nossas, realmente tambem não concordo, pois as nossas verdadeiras tradições já as esqueceram e se vamos falar delas ainda nos chamam cotas... :(

    ResponderEliminar
  6. eu nunca vi uma bruxa, mas que lasiá, lasiá!

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto de bife de perú, mas este texto não tá mal pensado , não senhor :P

    ResponderEliminar
  8. Adoro ser bruxa....travessuras é comigo mxm!!

    ResponderEliminar

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!