terça-feira, 3 de agosto de 2010

Tertúlia


Tertúlia designa uma reunião de amigos que com conhecidos discutem temas/assuntos mais ou menos sérios, de forma mais ou menos (des)preocupada, de forma mais ou menos… já não sei!

O local pode ser fixo, geralmente num café, ou rotativo. Hoje em dia, a internet também inclui várias tertúlias de entre as quais, não sei bem porquê, destaco a Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir. Juro que não sei mesmo porquê!

As tertúlias tiveram peso em sociedades como a parisiense (de onde foi importado), mas igualmente em Lisboa. Nessas reuniões iniciavam-se transformações e revoluções artísticas e sociais. Diversas vezes proibidas pelos perigos políticos que delas podiam advir, passavam a clandestinas, sem nunca deixar os seus membros de se reunir.

Usos e costumes de outros tempos. Agora as tertúlias acontecem em directo na televisão e não têm peso na sociedade (estou a pensar nalguns programas de informação onde se reúnem pretensos políticos influentes). A mediatização tornou-as quase inócuas, de onde saem muito de vez em quando algumas notícias bombásticas para manter a audiência.

Felizmente, a Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir está a léguas disso e pode despreocupar-se do mundo (ou quase… visitem por favor a página do blog e o canal do youtube), dá-lhe alguma liberdade de acção e de pensamento. Isso é bom!

Neste post queria também agradecer o convite que me foi formulado há tempos atrás para integrar esta equipa. Agradecer a boa receptividade dos membros que não me conheciam. Agradecer ainda o companheirismo e a amizade (que espero crescente).

©Joaquim Guerra



NOTA: Todo o conteúdo deste blog é baseado em factos reais sendo que se torna muito difícil distinguir a ficção da realidade.

6 comentários:

  1. felizmente, o tertulia cor d burro a fugir poe-nos a rir acerca d temas por vezes "serios", fazendo-nos esquecer por instantes a "crise" pela qual o nosso País atravessa ..

    ou seja, abordam esses temas d uma maneira divertida e d onde me arrancam valentes gargalhadas (sem falar depois nos comentarios quando aparecem os desgraçados dos anónimos q nem imaginam onde se vieram meter .. ahahah)

    por isso, Sr. Joaquim acredite q foi parar a um grupo d alucinados (saudáveis ehheh) q, apesar d eu so conhecer alguns membros ha 11 meses (enaaa,ja passaram 11 meses!! o tempo passa e eles ja estao tao crescidos .. ahahah) tenho q admitir q se encontrasse melhor grupo d amigos, ja era um estrago (va, pessoal .. paguem-me la o prometido por dizer isto .. hã? o quê? um autocolante do tertulia p pôr no carro? sim, pode ser! muahahah)

    quando sugiro o tertulia a amigos meus, uns dizem "ah, nao ligo a esse tipo d blog's e tal .." e eu respondo "burros!!!" :D

    fiquem bem *****

    ResponderEliminar
  2. quando sugiro o tertulia a amigos meus,

    amigos ou conhecidos?
    ou masoquistas?
    uns dizem "ah, nao ligo a esse tipo d blog's e tal .." e eu respondo "burros!!!" :D

    fiquem bem *****
    ficamos

    ResponderEliminar
  3. Bem devo dizer que de tertuliano todos temos um pouco. Mas o que faz da Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir ser diferente é o facto de nos fazer rir sem que para isso se sirvam de personalidades distintas. Eles brincam com o povo ,com quem mais directamente interage com eles e com quem eles lidam...
    Desde que comecei a conhecer o vosso trabalho sempre vos admirei...Parabéns a todos

    ResponderEliminar
  4. dariooooo, la vem o pessoal do "estudo" :/ (banda in barbar) :/

    ResponderEliminar
  5. quem é este pessoal do estudo? quem é "banda in bar"????

    ResponderEliminar

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!