terça-feira, 24 de agosto de 2010

Atrasos e atrasos e atrasos

Não sei o que passa pela cabeça de um português. Eu que fui educado noutro país sempre me meteu confusão combinar-se uma hora e ter de ficar muito tempo à espera… e muitas vezes da própria pessoa que marcou. Irrita-me profundamente!!


Procuro sempre chegar a horas. Saio mais cedo se não sei bem o caminho, ou se não conheço convenientemente o local. Esforço-me (às vezes sem estar totalmente pronto) para estar à hora marcada.

Em Portugal, os atrasos são constantes. Desde os serviços públicos, os privados (ir ao dentista leva uma manhã ou uma tarde). Ir ao médico no hospital que institucionalizou os atrasos é um inferno. Marcam-se consultas a partir das 8h da manhã para toda a gente. Todos têm de estar à mesma hora e o doente que se aguente à bronca.

As pessoas não respeitam as horas que combinam com os outros e na maior parte das vezes nem um pedido de desculpas, um sms a avisar, etc. Se me querem ver saltar a tampa, façam-me esperar sozinho uma hora ou mais num sítio qualquer…

Já ouvi pessoas (1) dizerem que, para outras (2), marcam uma hora mais cedo porque sabem que se disserem a hora certa ela (2) nunca estará. No entanto, a primeira muitas vezes também acaba por se atrasar.

Combinar alguma coisa também é uma complicação, principalmente em terras algarvias. Nunca fica nada certo. Ficamos sempre de ver isso melhor depois… telefonamos ou combinamos na altura. Havemos de… temos de combinar… ai! Odeio também e no Algarve é muito comum. “Hás-de ir dar uma volta no meu barco”, “Temos de combinar um almoço”, “Depois telefono para irmos tomar café”… Apetece dizer vai pentear macacos!

OH malta, vamos lá alterar isso, por favor!

© Joaquim Guerra
(em Folgosinho)

NOTA: Todo o conteúdo deste blog é baseado em factos reais sendo que se torna muito difícil distinguir a ficção da realidade.Todas as imagens neste blog são descaradamente roubadas aos seus legítimos proprietários, desculpem lá qualquer coisinha!

5 comentários:

  1. Concordo em tudo! Odeio que me façam esperar mas também detesto fazer esperar.
    Há pessoas que nem o horário de trabalho conseguem cumprir...Faz-me confusão!

    ResponderEliminar
  2. olha joaquim, havemos de ir pentear macacos. isso é que era!!! hehehehe

    ResponderEliminar
  3. podes crer... mas tens de me explicar como.

    ResponderEliminar
  4. Em algum local me disseram que um atraso significa um homem a menos. Sim e verdade em PT vive-se muito do mais ou menos aquela hora. Pelo menos no meu universo o sol nasce e pôe-se a hora pré-determinada.

    ResponderEliminar
  5. pois no meu também, pena que não sejam muitos

    ResponderEliminar

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!