segunda-feira, 31 de maio de 2010

Léxico

"Léxico", este substantivo masculino é todo o conjunto de palavras que as pessoas que usam uma determinada língua têm à sua disposição para se expressar, oralmente ou por escrito, é como dizer: Dicionário. Esta definição como hoje a conhecemos, teve muitas transformações ao longo dos anos, assim como a sua origem e derivação, nos é de todo desconhecida. Por isso aqui vai uma pequena fábula completamente inventada e que nada, mas nada tem a ver com a realidade!

Dizem as más línguas que foi a mulher que inventou a linguagem (léxico), quiçá, para falar de penteados ou da novela da noite anterior. Não terá sido bem assim. Vejamos:

Léxico, jovem romano de 17 anos, já considerado um membro influente no seio da comunidade romana, repentinamente mudou a sua atitude perante a restante comunidade. Estava sempre triste, deprimido, no entanto com um estranho brilho nos olhos. Parecia apaixonado, mas não correspondido.
Amadeus, centurião experiente de 22 anos, querido e amado pelo seus conterrâneos devido aos seus grandes feitos (ele ia com o restante batalhão e regressava. Fantástico!!!!), baixou de produção e, também ele parecia apaixonado, mas não correspondido.
Certo dia, no grandioso Coliseu (não o de Roma, o dos Recreios), Léxico tinha ido assistir a um espectáculo de Ballet russo e, sem que nada o fizesse esperar, encontrou Amadeus, para jubilo de ambos os romanos amantes de ballet. Diz-se que de Lisboa até Roma, nunca eles se calaram (refira-se que a viagem foi toda feita de burro).
Regressados a Roma, os dois amigos foram recebidos com aplausos e flores e tapete vermelho.
Felizes e concretizados seguiram cada um o seu caminho e casaram.
Amadeus não desiludiu Roma e casou com Hipólitus Grossus, centurião veterano. Os dois tiveram 6 filhos romanos genuínos, e 4 filhos bárbaros bastardos.
Já Léxico desiludiu toda uma comunidade e ideologia e casou com uma mulher: Mariana.

E assim, continuando sem saber porquê, apareceu o termo léxico, associado a todo um conjunto de palavras que compõem uma determinada língua, na altura o latim.


Nota do Editor: A parte da fábula, para quem não reparou, é o facto da viagem entre Lisboa e Roma ter sido feita de burrico, que teve de levar com as duas madalenas sempre a cacarejar. O burro teve internado num hospício, e passados 20 anos saiu, por bom comportamento. Mais tarde, foi considerado um louco saudável, e foi convidado para uma sequela de filmes de um mostrengo verde, com grande sucesso por todo o mundo do qual "Madeira Sagrada" esta neste momento a lançar o 4º filme.


NOTA: Todo o conteúdo deste blog é baseado em factos reais sendo que se torna muito difícil distinguir a ficção da realidade.

2 comentários:

  1. ah ah ah!! Muito bom mesmo. Grande fábula!!

    ResponderEliminar
  2. eheheh ah ganda burrico!!! Esse é k é o famoso "miniatura de besta de carga" :))

    ResponderEliminar

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!