terça-feira, 1 de junho de 2010

Citações e mais citações

Não sei se já repararam na nova moda… sim aquela que agora até vem nos e-mails em rodapé, até em folhetos de congressos… Eu ajudo. Já leram de certeza em algum lugar esta frase que até poderia ser magnífica se já não cansasse de tanto repetida:


“Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...”
Esta frase dizem é de Fernando Pessoa, embora na rede exista alguma polémica atribuindo-a também a Augusto Curry (sei lá quem é?) e outros. Mas o problema não está aqui.

 


O que me irrita é que a moda de citar o que quer que seja em qualquer circunstância esvazia a  comunicação entre as pessoas… torna vazio de sentido excertos de textos fantásticos que ficaram na glória da humanidade. Dá jeito, claro, quando não temos nada para dizer ou não sabemos que dizer… dá um certo ar erudito, literato… se bem que me pergunto se todos nós sabemos de onde vêm estas citações todas, o que elas realmente querem dizer.

Até no facebook, hi5 e outros as citações entraram na onda. É ver as Frases do Nicola, A verdade da Bi-dente, Quem te avisa teu amigo é e outros afins. Supostas citações mais ou menos verídicas que até servem para aconselhar e fazer sentir-nos melhor… De certeza?

Não seria bem melhor pensarmos por nós próprios? Pedirmos conselhos a quem nos dá realmente valor? Ou se for para falar com as palavras dos outros, deixo-vos aqui uma nova citação:

Oh minha gente!! Usem os provérbios ou as expressões idiomáticas… foram criados para isso, para dar um ar sábio e assertivo, sem precisar de usar frases soltas vazias de sentido!


© Joaquim Guerra


NOTA: Todo o conteúdo deste blog é baseado em factos reais sendo que se torna muito difícil distinguir a ficção da realidade.

4 comentários:

  1. Bom... Entretanto e peço desculpa por isso... fugi ao tema. Não reparei no doc.
    Aproveito os comentários para "usos e costumes" sobre casamento homossexual.
    Pois bem... alguns dizem que foi aprovado devido ao contexto socio-económico que vivemos, escusando-se por detrás de umas costas tão largas que nunca lhe veremos o fim. Isso é um costume português. A culpa é sempre do outro e geralmente morre solteira.
    Pois se calhar preferiam voltar há 20 anos atrás em que a homossexualidade era crime, punível com pena de prisão, como no Malawi em que um casal masculino foi preso por crimes de sodomia... Eu gosto do progresso, dos direitos do homem, do respeito pelo outro (seja de credo, cor ou orientação sexual), da tolerância.
    Os nossos brandos costumes afinal são apenas fachada?? Ou apenas se distorcem para assuntos que não deveriam ser usuais?
    Não temos todos o direito à felicidade? Ou, como de costume, fico com inveja quando vejo outros felizes (seja ele qual for o motivo) e então quero o mesmo ou mais(outro costume português)?
    Tenho dito!

    ResponderEliminar
  2. lol e que tal esta mini aplicação do Facebook? isto é que são citações como deve ser!

    Cliquem ai no link se tiverem coragem!

    http://apps.facebook.com/euequesei/

    ResponderEliminar
  3. tinha de vir o "viciado" nas citações do facebook!! LOL LOL LOL

    ResponderEliminar

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!