terça-feira, 6 de abril de 2010

Tuning medieval

O tuning, tal qual como o conhecemos hoje em dia, é comummente associado a algum tipo de alteração realizada num qualquer veículo, com o objectivo de o melhorar, embelezar.
Pois!! A definição, tem-se mantido. O propósito do tuning tem sido o mesmo há largas centenas de anos.

Os primeiros registos de tuning datam do século XII, e precisamente em Portugal.
De facto, a partir do século XIII, com o aparecimento das Naus, embarcações de grande porte, o Homem se viu na necessidade de artilhar os seus veículos. Sendo que as primeiras Naus serviam apenas e tão só para transporte de mercadorias, toda a sua rude estrutura servia para esse fim, mas quando o português se viu perante a necessidade de usá-la para outros fins, nomeadamente para fins de cariz militar, as rudes Naus passaram a esbeltas, resistentes e possantes veículos tuning.
Até meados de século XV, o português aplicou várias técnicas de tuning às Naus, como velas de competição, proa afunilada mais aerodinâmica, popa rebaixada, Bocas-de-Fogo cromadas, e casco duplamente encerado. Mas a necessidade faz parte da natureza humana e a ambição trouxe até nós as Caravelas, navios portadores de nova tecnologia e enovações a nível de design.
As Caravelas eram de madeira de Carvalho encerado, mais resistente e brilhante, possuiam velas duas vezes maiores que as Naus, mas também estas de competição. Eram mais rápidas e de uma mais fácil manobragem, e estavam equipadas com a capacidade de bolina (navegação contra-vento), tudo tecnologia de ponta! Foi também adicionada a possibilidade de locomoção a remos, para quando o mar estivesse flat, tudo criado por designeres mundialmente conceituados e formados em Coimbra, na Universidade das universidades, de onde saiam os melhores técnicos Tuning na altura.
A Caravela fez um enorme sucesso durante os séculos XV e XVI, participando em inúmeras exposições e concentrações Tuning, arrecadando prémio como nenhum outro veículo alterado a nível de potência, resistência e beleza.
No século XVII a Caravela veio a ser destronada do topo das embarcações tuning, sendo substiutída pelo Galeões, embarcações de mais alto porte, equipados com quatro mastros de competição, armas de guerra mais recentes, potentes, tudo à base do cromado. À imagem do Galeão português e espanhol, apareceu o Corsário, dos piratas, basicamente a mesma coisa, mas estéticamente mais atraente, já que o Galeão seguia regras limitadoras e o Corsário, pelo contrário, não seguia absolutamente porra de regras nenhumas.

3 comentários:

  1. Absolutamente elucidativo...especialmente a parte dos cromados... LOL muito bom!

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  2. lol n gosto de xuning mas, nas caravelas havia de ser do melhor :P Nilza

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