quinta-feira, 11 de março de 2010

Xenofobia

«Xenofobia» é uma palavra que, ao contrário do que se possa pensar, tem as suas origens no final do séc, XX.
Há que interprete esta palavra como um medo do estranho, do desconhecido, mas nem sempre foi assim: - De facto, “xeno” significa desconhecido, estranho; e “fobia” significa medo. – Pura ilusão!
Corria o ano de 1995 quando uma lindíssima mulher guerreira cruza caminho com Hércules, o mítico herói, filho de Zeus, rei dos deuses gregos, soberano do Monte Olimpo e deus do céu e do trovão. Esta mulher guerreira parecia ter os seus muito próprios objectivos e tenta ludibriar Hércules, mas claro, sem grande sucesso. A ideia de uma mulher com um passado desconhecido e traumático, que se ia revelando justa e bondosa com o passar do tempo, agradou a Hollywood, e assim nasceu “Xena – A Princesa Guerreira”, uma série de grande sucesso por todo o mundo, nos anos 90.

O que na realidade aconteceu é que Xena caiu em graça e criou uma moda: Mulheres independentes, lutadoras, respondonas e más como as cobras. Ora isto não agradou aos homens, por muito modernos que se sentissem, e assim nasceu a “Xenafobia” – todo o medo, terror, pânico causado por mulheres influenciadas pela série televisiva “Xena – A Princesa Guerreira”.
Claro que isto não podia durar muito, e o orgulho masculino cedo prevaleceu e, sem que ninguém se pudesse opor, o termo mudou para “Xenofobia”, medo do desconhecido, que não deixa de ter relação com o anterior. Toda aquela onda de mulheres “guerreiras” era algo de desconhecido para nós, homens.

4 comentários:

  1. looool claro q a independncia das mulheres so se deu em 1995 loooool sem duvida q essa informaçao esta correctissima!!!!!

    ResponderEliminar
  2. a xena é como o vinho do porto ainda por cima agora tem o cabelo da mesma cor. e um shot de porto e brandy na marchava?

    ResponderEliminar

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!