terça-feira, 12 de julho de 2011

Quem somos? Orgulhosos?

Sabiam que vivemos num país diferente dos outros? Num país no qual existem mentes geniais, que transportam o nome de Portugal pelos quatro cantos do mundo pelas suas extraordinárias façanhas?

 
Não estou a falar dos descobrimentos. Estou muito mais actual. Factos gloriosos do passado que os sucessivos reinados não souberam aproveitar. 



Estou a olhar para o presente. Para empresas e génios que inventaram o carregamento dos telemóveis através do multibanco, ou o telemultibanco, ou o pagamento de portagens electrónico, o telemóvel com GPS, entre outros. Não parece, mas seria uma lista bem grande.

No entanto, quantos de nós sabemos que aquilo tudo foi inventado por portugueses em Portugal? Um pouco de orgulho não ficaria mal a ninguém.

Sabiam que Portugal é a segunda marca de calçado mais prestigiado e cara em todo o mundo? Que temos dois prémios Nobel? Que algumas empresas trabalham para a NASA? Que temos cientistas nas melhores instituições mundiais? Exemplos são vários, mas parece que poucos conhecidos.

No entanto o português é um povo cabisbaixo (dizem-no os estrangeiros que nos visitam), que mostra alegria com um olhar triste.


É um povo que torna o desenrascanso profissão, o pagar o menos possível de impostos um hábito. Temos uma das maiores economias paralelas… clientelas, etc. Sim também há aspectos negativos, que são internacionalmente conhecidos e que pesam na avaliação do nosso país.



Vamos lá levantar o queixo e mostrar orgulho em sermos portugueses! Foi este país que me cativou há uns anos atrás. Não aquele que se queixa dias após dia.


© Joaquim Guerra

PS: Um pedido de desculpa impôe-se aos leitores. este texto deveria ter saído a semana passada, mas estive fora do país em trabalho e esqueci-me de o deixar programado.


NOTA: Todo o conteúdo deste blog é baseado em factos reais sendo que se torna muito difícil distinguir a ficção da realidade. Todas as imagens neste blog são descaradamente roubadas aos seus legítimos proprietários, desculpem lá qualquer coisinha! Se querem deixar o vosso desagrado façam-no aqui ou em: Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir no Youtube

2 comentários:

  1. Tás desculpado.
    Sabia, sim senhor. Mas isso das coisas boas não passa na TVI. Assim as pessoas não podem saber. E sem culpa nenhuma.

    ResponderEliminar
  2. Pois com certeza que não passa na TVI! Nem se escrevem no Correio da Manhã.

    ResponderEliminar

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!