quinta-feira, 16 de junho de 2011

Sabias que? 6

Que temos pelo menos nove sentido.


Para além dos cinco sentidos que todos conhecemos - visão, audição, paladar, olfacto e tacto -  que foram pela primeira vez enumerados por Aristóteles que, embora fosse brilhante, muitas vezes se enganava. (Por exemplo, ele achava que pensávamos com o coração, que as abelhas eram criadas pelas carcaças apodrecidas de touros e que as moscas só tinham quatro patas.) Há quatro outros sentidos que reúnem consenso:

1- Termocepção, a percepção do calor (ou da sua ausência) na nossa pele.

2- Percepção do equilíbrio - o nosso sentido do equilíbrio - que é determinado pelas cavidades do ouvido interno que contém fluídos.

3- Nocicepção, a percepção da dor pela pele, articulações e órgãos do corpo. Estranhamente, isto não inclui o cérebro, que não tem quaisquer receptores de dor. As dores de cabeça, ao contrário do que parece, não vêm de dentro do cérebro.

4- Propriocepção - ou "consciência do corpo". Isto é, o conhecimento inconsciente de onde se situam as diferentes prtes do nosso corpo sem sermos capazes de as ver ou sentir. Por exemplo, feche os olhos e abane o pé no ar. Ainda sabe onde ele está em relação ao resto do seu corpo.

Contudo, qualquer neurologista que se preze tem a sua própria opinião acerca de existirem mais do que estes nove sentidos. Alguns argumentam que existem até vinte e um sentidos. E que tal a fome? Ou a sede? O sentido de profundidade, ou o sentido do significado, ou da linguagem? Entre outros!

Por isso, da próxima vez que te perguntarem quantos sentidos tem o ser humano, primeiro faz bem as contas!

NOTA: Todo o conteúdo deste blog é baseado em factos reais sendo que se torna muito difícil distinguir a ficção da realidade. Todas as imagens neste blog são descaradamente roubadas aos seus legítimos proprietários, desculpem lá qualquer coisinha! Se querem deixar o vosso desagrado façam-no nestes links:(http://tertuliacordeburroafugir.blogspot.com/)(http://www.youtube.com/tertuliacordeburro)

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!