quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Deixa-me entrar, Eternidade...

Há muito que não me sentia empolgado com um livro como com o ultimo que acabei de ler: "Deixa-me entrar" do autor Sueco John Ajvide Lindqvist. E daí a ideia de começar esta nova crónica no Tertúlia: "Livro & Livrinho". Vou falar do que gostei mesmo muito e do que odiei e foi uma péssima ideia ter lido.


"Deixa-me entrar" tem vampiros, olha lá vem ele com as cenas dos vampiros que brilham e tal e a rapariguinha... Nada disso, este livro é terror puro. Aos viciados nas palavras do mestre Stephen King só tenho uma coisa a dizer: leiam!!! Há muito que não encontrava uma obra que me surpreendesse em todos os capítulos, todos, mesmo todos. O ambiente socioeconómico e cultural da Suécia nos anos 80 que serve de mapa para esta ficção fez-me muitas vezes recordar a prosa pesada dos livros de Murakami Haruki, mas mesmo assim não deixa de ser uma leitura agradável, tirando que muitas vezes nos faça lembrar o quão desprezível é por vezes  o Ser Humano. Consegui  facilmente rever-me nas muitas personagens, em um ou outro aspecto, mas no final são Eli e Oskar, e a sua amizade que nos impele a virar mais e mais outra pagina, e desejar que estas duas crianças consigam pelo menos ser felizes neste mundo cruel. A escrita é forte e pesada e sem papas na língua... Para quem quiser ler este livro tem depois dois filmes baseados nesta obra de John Ajvide Lindqvist, deixo aqui os traileres, atenção que os traileres são sploileres ao livro, mas também de certa forma podem abrir o apetite...



Sinopse:
Oskar e Eli. De formas diferentes, são ambos vítimas. É por isso que, contra todas as probabilidades, se tornam amigos. 
Oskar tem 12 anos e vive com a mãe num bairro social em Balckeberg, um subúrbio cinzento e pacato de Estocolmo. O pai desapareceu das suas vidas e ele é vítima de bullying na escola. Eli é uma rapariga misteriosa e reservada, que se muda com o pai para o apartamento ao lado. Eli não vai à escola e só sai de casa à noite. Presos cada um na sua solidão, Oskar e Eli encontram um no outro a compreensão que o mundo lhes nega. E quando o lado mais obscuro de Eli se revela, Oskar descobre o verdadeiro preço da amizade…


Este é o trailer Sueco:

Este é o trailer Americano:





Eternidade de Alyson Noel não é (e sem duvida nenhuma) um livro para a minha fasquia etária... Mas mesmo assim, acho que a malta mais nova merecia algo com melhor qualidade... Não sei se se deve a má tradução ou se pura e simplesmente a história é fraca, conseguindo até ser pior que alguns argumentos dos telefilmes da Disney... As personagens são fastidiosas, e nem a vilã, uma ruiva alta toda boa me fez se quer tomar algum interesse pelo enredo. Já não sou nenhum adolescente mas ainda me lembro bem como eram as coisas e ou as coisas mudaram muito desde que sai do liceu ou não sei, porque pura e simplesmente não encontrei identificação com nenhum das personagens! Basicamente é um livro para meninas de 13 ou 14 anos a sonhar com o príncipe encantado, e que acreditam em fadas! Só consigo é acrescentar reticencias e dizer que se o primeiro é mau, então o que se poderá esperar do resto da Saga: "Os Imortais"?




Sinopse:
Entrem num mundo encantador onde o verdadeiro amor nunca morre... Depois de um terrível acidente que lhe matou a família, Ever Bloom, de dezasseis anos, consegue ver as auras das pessoas que a rodeiam, ouvir os seus pensamentos e conhecer a história da vida de qualquer pessoa através de um simples toque. Desviando-se, sempre que possível, no sentido de evitar qualquer contacto humano e de esconder esses dons, Ever é vista como uma anormal na escola secundária à qual regressa. Mas tudo muda, quando conhece Damen Auguste. Damen é encantador, exótico e rico. E é a única pessoa que consegue silenciar o ruído e as manifestações de energia que invadem a cabeça de Ever. Ele transporta uma magia tão intensa que parece conseguir ler a alma de Ever. À medida que Ever é arrastada para o sedutor mundo de Damen, onde abundam os segredos e os mistérios, começam a surgir-lhe mais perguntas do que respostas. Além de que não faz ideia de quem realmente é... ou daquilo que é. Apenas sabe que se está a apaixonar desesperadamente.



Assim sendo esta é a minha opinião pessoal, daí se conclui que o que eu acho não é o mesmo que todas as outras pessoas acham, o que é óptimo! Se discordam por favor comentem, e dêem a vossa opinião!

Dario Martins


NOTA: Todo o conteúdo deste blog é baseado em factos reais sendo que se torna muito difícil distinguir a ficção da realidade. Todas as imagens neste blog são descaradamente roubadas aos seus legítimos proprietários, desculpem lá qualquer coisinha!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!