terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A vida está para as aves

Já repararam que as cegonhas já se despediram? Ainda sobram algumas, mas a maior parte já foi para paragens mais macias, sem crise. São aves vistosas. A sério, gosto muito delas. Possuem muitas qualidades. Regressam sempre a casa, não é? Nunca se esquecem onde têm o ninho e caso este desapareça, o casal fica seriamente comprometido. Gostam de nidificar em sítios altos, nos quais podem observar sem ser observados e onde podem provocar um apagão em metade de um país. Às escuras já estamos, por isso, mais luz menos luz, não sei por que houve aquele alarido todo. 



Os pelicanos por seu lado são aves matreiras. Enganam bem os desgraçados dos peixinhos. Não acreditam? Então pensem lá comigo. Já repararam que os pelicanos nunca comem imediatamente após a pesca o peixe miúdo que abocanhou? Não senhor. Deixa-o ficar a nada, dentro do seu largo bico, fazendo reservas. E o coitado do peixe, quando pensa que continua no mar (sim é verdade, apesar de provavelmente terem nadado com todas as forças para fugir ao gigantesco bico, o mais certo é nem se lembrarem onde estão já que têm memória curta), é digerido, feito em pedaços pelas enzimas no estômago do pelicano, cuidando boiar em águas quentes. Na vida real existem também muitos pelicanos. Vão colocando nos seus bicos peixe miúdo e quando menos se espera só sobra pele e osso.


À beira mar encontramos também gaivotas. Bicho esperto. Nunca ouviram dizer “gaivotas em terra, tempestade no mar”? Afinal elas é que são espertas. Quando a coisa corre mal, ala que se faz tarde. Foge foge que dali já não se leva nada. Em Portugal, podemos encontrar novamente muitas gaivotas que fogem e procuram sossego noutras paragens. Os motivos são muitos, mas tenho a certeza que fogem do apagão e do bico do pelicano.

© Joaquim Guerra





NOTA: Todo o conteúdo deste blog é baseado em factos reais sendo que se torna muito difícil distinguir a ficção da realidade. Todas as imagens neste blog são descaradamente roubadas aos seus legítimos proprietários, desculpem lá qualquer coisinha!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!