terça-feira, 7 de dezembro de 2010

11 de dezembro

Começo por informar os leitores que o título não tem nenhum erro ortográfico. O novo acordo estipula que os nomes dos meses deixam de ser nomes próprios e passam a ser comuns. Daí perderem a maiúscula (caso não acreditem, confirmem em http://aeiou.visao.pt/guia-pratico-para-perceber-o-acordo-ortografico=f543282).

11 de dezembro é feriado!
11 de dezembro é feriado em Portimão. Ah pois não é feriado nacional, acalmem-se os que queriam invadir o Algarve… ficaremos entre nós, isto é, algarvios e colonos. 

11 de dezembro é feriado e é um sábado. OH! Ah pois… não há ponte, nem fim-de-semana prolongado. De qualquer modo desenganem-se que andam a estudar uma forma de eliminar feriados, pontes e fins-de-semana prolongados: ou passam para o fim-de-semana ou simplesmente desaparecem. O dia 8 de Dezembro é um sério candidato, por exemplo. 

(Deverá haver uma exceção para os funcionários da Câmara… alguns terão com certeza a tarde de sexta… ou sairão mais cedo, mas não quero antever aquilo que não deverá ser oficial.)

Ainda ninguém percebeu a sua importância neste país. Conheço países, ecomicamente mais desenvolvidos (e que sempre o foram), nos quais os feriados, caso calhem ao fim-de-semana, transitam para a sexta ou a segunda-feira. Um povo feliz e satisfeito é um povo mais produtivo, que não procura escapar nos restantes dias do ano às suas obrigações, porque sabe que chegará a recompensa, que chegará algum período de descanso. 

Nós continuamos a culpar o povo da falta de produtividade, de falta de riqueza, etc. Coitados de nós. E é assim desde a Monarquia, passando pela Iª República, na qual Teixeira Gomes foi Presidente, e continuando até hoje.

Mantemos os costumes ancestrais… pelo menos somos coerentes.

© Joaquim Guerra


NOTA: Todo o conteúdo deste blog é baseado em factos reais sendo que se torna muito difícil distinguir a ficção da realidade. Todas as imagens neste blog são descaradamente roubadas aos seus legítimos proprietários, desculpem lá qualquer coisinha!

9 comentários:

  1. Coerência é o que não nos falta, tens razão. lol

    ResponderEliminar
  2. lol muito bom!

    @anónimo, se esperas coerência vais ter de ir procurar noutro sitio! Neste Blog todos sabemos escrever muito e bem, e coisas de jeito! Principalmente o Joaquim!

    ResponderEliminar
  3. eheheh... é verdade que escrevo bem... (modéstia à parte).
    e coerentes sempre o fomos, mesmo quando parece que não existe nenhuma.

    ResponderEliminar
  4. Quando é que chegaremos a ser um povo feliz e satisfeito?? Joaquim,parabéns,o texto está fantástico e viva o 11 de dezembro que é só nosso..

    ResponderEliminar
  5. As criticas são sempre bem vindas quando construtivas e dado que as tuas começam a ser mais ofensivas do que propriamente construtivas não te dês ao trabalho de criticar porque o que tu chamas de "sorte em criticar" eu chamo nada mais nada menos do que "cuscar" o blog. E já agora apresenta-te caro Anónimo porque nem nisso és original o que falta por aí é pessoal anónimo.

    ResponderEliminar
  6. WOW! WOW! Finalmente uma crítica! Estava a ver que não. É com elas que crescemos e não apenas com elogios... caso contrário não há evolução.

    Já agora meu caro Anónimo. Eu chamo-me Joaquim Guerra e não tenho medo de me identificar e assumo o que escrevo.

    Não não tenho taras, nem manias. Muito menos com aquilo que diz que falo. Sei lá... já agora já falei em tanta coisa pode identificar?

    Já agora, serviu-lhe a carapuça nalgum dos temas? houve algumas que me serviram a mim também e nunca o escondi.

    Quanto a Dezembro, fique a saber que a partir de 2013, se escrever Dezembro terá cometido um erro ortográfico. Até lá ainda se aceita essa grafia, mas a oficial passou a ser com minúscula. Já agora, a partir do próximo ano lectivo todas as crianças de Portugal vão aprender a escrever dezembro e não Dezembro.

    ResponderEliminar
  7. Já agora... o já agora é propositado... dado que escrevo mal.

    ResponderEliminar

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!