quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Hoje é dia da República


Pois é, hoje é dia da República. A coitada faz 100 anos. Velhinha e com alzheimer, não é?

Isso ou está gagá ou então nunca saiu do berço e andou até hoje de fraldas. Provavelmente será mais esta a razão. Caso contrário não seria tão irresponsável e não esqueceria os ideais que lhe deram vida.

A República lutava pela instrução do povo português. Um povo instruído era um povo evoluído, culto, qualificado. Hoje ainda temos esse discurso. Procura-se resolver esse problema camuflando com estatísticas o nível de qualificação dos portugueses. Já repararam que se fala apenas em qualificação (isto é, dar competências profissionais) e não instrução, educação, que levaria a desenvolver competências reflexivas, levaria o povo a pensar (talvez em demasia).

No século XIX, na Estónia, pequeno país dos Balcãs, já existia uma academia da literacia e a população era quase 100 alfabetizada. Percebe-se por que razão na Islândia, ontem à noite ocorreu uma manifestação singular do povo. Ora vejam no canal da RTP. Em Portugal, um protesto daquela natureza seria impensável ou daria confusão. Ali até as crianças andavam.

Há 100 anos criticavam os parlamentares, os governos, os políticos que continuavam a ser os mesmos, apesar da mudança de regime... e hoje?

Continuamos a ser brandos. Muito brandos. Possivelmente um dos piores defeitos dos portugueses. Aceitar com passividade, como de fatalidade se tratasse... é o destino!
Séculos de história o demonstram, surgindo aqui ou ali um punhado de iluminados que procuram mudar o país, mas caindo na permanência do que existe.

Apesar disso, como já escrevi no perfil do facebook, hoje é dia da República e por isso,

Ontem, é passado. Amanhã, é um mistério. Hoje, é uma dádiva!







NOTA: Todo o conteúdo deste blog é baseado em factos reais sendo que se torna muito difícil distinguir a ficção da realidade.Todas as imagens neste blog são descaradamente roubadas aos seus legítimos proprietários, desculpem lá qualquer coisinha!

4 comentários:

  1. Pois é! Isto era para ter saído ontem, mas programei para hoje. Leiam como se ainda fosse 5 de Outubro.

    ResponderEliminar
  2. É verdade, esqueci-me. Dario, alteraste a imagem e colocaste em gift animado mas ficou bem não ficou?

    ResponderEliminar
  3. pois é continuamos e contiuaremos a aceitar com passividade, não é á toa que o fado é português...Povo que sofre....porque também gosta

    ResponderEliminar

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!