terça-feira, 13 de julho de 2010

“A culpa é da bola que saltou naquela ponta da relva”

Juro que ouvi essa desculpa durante o mundial de futebol para justificar um golo. Um mau campo não pode justificar tudo, mas o árbitro sim! Eh!Eh!

Conversas sobre futebol são sempre muito giras. Eu não percebo nada de futebol. Gostava de poder perceber um pouco mais. Tenho um clube com o qual simpatizo mais (o SCP) e do qual vejo poucos jogos, não tenho Sport TV porque é uma chulice para ver futebol (o que passa na maioria dos casos como se só houvesse esse desporto). E tenho de dizer: não percebo o jogo, nem como se pode ganhar tanto dinheiro só por correr atrás de uma bola durante 90 minutos. Prefiro o rugby. Pelo menos há molhada, há “pancadaria”, há saltos na lama, há fintas a sério (fogo… não devia haver… quem tem a bola é alvo a abater), etc. Torna-se bem mais engraçado!
Como dizia, conversas de futebol são sempre muito engraçadas. Discutem-se faltas, jogadores, escolhas do treinador e erros do árbitro… tudo vendo um jogo num ecrã que permite uma visão global do jogo (?). Eu não percebo nada, mas quando me perguntam também dou a minha opinião, ora essa! E geralmente tomam-na em consideração mesmo se acabei de mandar uma posta de pescada para o ar sem saber muito bem o que disse… pego em argumentos que ouço aqui e ali, refaço tudo tipo caldeirada e não é que dá certo? Bem… se calhar daqui para a frente já não vai dar, já que estou a confessá-lo aqui!!
Um dos melhores momentos corresponde às diversas faltas apontadas pelo árbitro! É vê-los a refilar com a televisão como se houvesse um transmissor que levasse a conversa directamente para o ouvido do tipo. É uma profissão bem ingrata. Nunca satisfaz. Para quem perde, o árbitro é que teve a culpa, não aqueles que ganham rios de dinheiro para levar a bola à baliza.

Uma das melhores faltas para se comentar é… tchan… tchan… tchan… o fora de jogo!! Alguém percebe disso? Eu acho que até os árbitros nem sempre percebem. Uns dizem que é não sei o quê, outros dizem o oposto, que o jogador não pode receber a bola se estiver num certo sítio, mas esse sítio muda de cabeça para cabeça, e tudo naquele tempito em que se assinala a falta. E quando o fora de jogo deu em golo anulado é só vê-los aos berros.

Bem, acho que retiro o que disse. Até gosto de jogos de futebol. Não de os ver, mas sim do espectáculo dos telespectadores à frente do ecrã.
© Joaquim Guerra


NOTA: Todo o conteúdo deste blog é baseado em factos reais sendo que se torna muito difícil distinguir a ficção da realidade.

4 comentários:

  1. Mas a essÊncia do futebol é essa mesma, são os milhares de adeptos que fazem o espectáculo.
    Não sou simpatizante do mesmo clube, sou do melhor (loool) mas o que mais me fascina é dar conta da cabeça aos outros....e é por isso que eu gosto tanto de futebol ! "O arbitro está comprado" ; "aquilo dava cartão vermelho directo senão fosse estarem 12 jogadores daquele lado o gajo não se safava" enfim citações fantásticas que mesmo não sendo reais quem ama a camisola seja ela de que cor for acredita com fé que são reais....como EU!!!
    HL

    ResponderEliminar
  2. Pois é isso mesmo, os milhares de adeptos a chamarem nomes ao árbitro LOL
    Claro que há quem tenha paixão, e gostos são gostos, mas do melhor AHAHAHAHAH está para provar!

    ResponderEliminar
  3. ah a verdade... a frase é do guarda-redes, não de um adepto

    ResponderEliminar
  4. Olha que as mulheres também gostam de desporto e no futebol acho que ainda consegue ser piores que os homens.

    ResponderEliminar

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!