segunda-feira, 26 de abril de 2010

Amizade

"Amizade" que deriva do latim "amicus"; amigo, que possivelmente derivou de "amore"; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego. Afeição recíproca entre dois entes, amizade, este substantivo feminino tem sido o "mote" de tantas histórias coloridas ou não, ao longo das eras, tal como na pequena fábula de "Lá-foitêle" que passarei a narrar de imediato:

Gambuzino e Latibó, grandes amigos inseparáveis, viviam para a aventura. Certo dia, a madrasta má de Gambuzino, cheia de más intenções, ordenou que ambos fossem ao mercado da cidade e trouxessem "Pirarucu", um peixe de grandes dimensões:

- Meninos, vão ao mercado e tragam os dois "Pirarucu"! - Disse a madrasta má.
- Mas nós não gostamos de "Pirarucu", não podemos antes encomendar uma pizza?
- NÃÃÃÃO... Vão os dois comer "Pirarucu", e não chora!!! - Gritou a madrasta má.



Sem forma de se escaparem à "Pirarucu", os dois amigos dirigiram-se ao mercado da cidade, tomado, como é óbvio, o caminho mais afoito, por dentro da floresta assombrada, e caso se perdessem, foram deixado migalhas de "papo-seco", da sandes de mortadela que os dois amigos partilhavam.
Chegados ao mercado, dirigiram-se à bancada do peixe e pediram um "Pirarucu" para cada um deles, ao que foram imediatamente servidos pelo atencioso homem do peixe. Pelo caminho de volta, os dois grandes amigos vieram o tempo todo a brincar com "Pirarucu" como se fossem espadas, e os peixes ficaram com muito mau aspecto, e ainda por cima chegaram tarde a casa, pelo que a madrasta má, furiosa, deu-lhe "Pirarucu" tantas vezes seguidas, que Gambuzino fugiu de casa para nunca mais ser visto, e Latibó responde agora como arguido no processo "Casa Pia", alegando inocência por ter comido tanta "Pirarucu" quando em criança.


"Uma alimentação variada dá saúde e faz crescer, e o cu não fica a doer!"

"A rosa da profunda amizade não se colhe sem ferir a mão em muitos espinhos da contradição.
No abnegar é que está o vencer de muitas resistências invencíveis ao império da vontade."
Camilo Castelo Branco





NOTA: Todo o conteúdo deste blog é baseado em factos reais sendo que se torna muito difícil distinguir a ficção da realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!