quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Paradoxo

"Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor?"
"Paradoxo" é uma figura de pensamento que consiste quando a conotação extrapola o senso comum, ou seja, a lógica. Isto é o mesmo que dizer: "Consigo dizer melhor o que penso quando calado."

Palavra que até aos nossos tempos, momento em que nós por cá no Tertúlia decidimos decifrar a sua real origem, era conectada com a filosofia moral usada nos debates sobre ética, remontando a aurora da renascença, período que decorreu entre os séculos XIV e XVI. Altura esta em que um jovem aprendiz de seu nome Domingo Xoviero de 19anos, é contratado por o próprio Leonardo da Vinci. E passo a descrever como foi essa entrevista para emprego:

- "Como te chamas?"
(Perguntou Leonardo enquanto rabiscava nos seus apontamentos sem nunca levantar a cabeça para olhar o rapaz, e em italiano obviamente.)

- "Domingo Xoviero, Grão Mestre!"

Leonardo, sem tempo a perder apelidou-o de Doxo e mandou-o ir-se apresentar ao encarregado e começar ao trabalho. Grande como era a casa em Milão do génio italiano, Doxo perde-se pelo caminho e esbarra com uma linda camareira, roliça, como se diria hoje em dia: "Boa todos os dias, como as miúdas da ESGHT - Campus de Portimão". De seu nome Francesca, olhos verdes, cabelo negro comprido, ela tinha um dom, conseguia detectar, encontrar, localizar todo e qualquer homem que fosse virgem, e, acreditem, ela depois de os encontrar incumbia-se a si mesma a majestosa tarefa de alterar o seu estado de conhecimento sexual. Pobre, ou feliz Doxo, depende do ponto de vista, caiu nas garras desta bela mulher, puxado para dentro de uma ali próxima arrecadação enquanto Francesca o beijava e com as mão o despia, Doxo acreditava-se estar num sonho, tanto tinha conseguido o trabalho que sempre desejou e no mesmo dia, uma mulher linda o desejava de tal maneira que o devorava de tanto desejo. (Esta parte da História é impropria a menores, é de teor sexual pornográfico, mas estou entusiasmado e não o consigo evitar.) Ajudando Doxo "entrar" em si, Francesca exclamava frases de desejo como:

- "ooooooooo sim Doxo, sim, isso... Não pares Doxo..."

Doxo, entusiasmado (ainda mais que eu), Foi-se a ela como um touro...

-
"Ai... Não... Assim não, assim fico louca... Não... Pára... Doxo..." (
Doxo parou assustado pensando ter ouvido: "para Doxo..." Ao que Francesca exclama:)

- "Porque paras-te Doxo? Continua Doxo, não pára Doxo... mhmmmmmmmmmm..."

Por ali passava O Grão Mestre Leonardo, mergulhado nos seu pensamentos nem reparando que tinha ouvido o que ouviu e teve uma epifania: "paradoxo" algo para discutir na próxima tertúlia sobre ética com o seus confrades Iluminati, uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição.
Mais tarde após a pratica do "Coitus interruptus" na arrecadação (Leonardo só inventaria o preservativo anos depois), Doxo finalmente encontra o encarregado, que lhe indica uma túnica típica da Grécia antiga, e, lhe diz que o seu trabalho será depois da porta para a qual apontava. Ao entrar Doxo depara com o Grão Mestre, como foi trazido ao mundo em cima de uma enorme cama redonda, encaracolado o dedo indicador esquerdo como quem em forma de chamamento (Leonardo era ambidextro, poderia-o ter feito com qualquer das mãos). Conta a história que um horripilante "IIIIIIIIIG" foi ouvido por toda a cidade de Milão.

O soneto de Camões, paradoxo sobre o amor, dedico à pessoa que preenche o vazio na minha vida.

A história sobre o paradoxo é em tributo a malta da ESGHT - Campus de Portimão





NOTA: Todo o conteúdo deste blog é baseado em factos reais sendo que se torna muito difícil distinguir a ficção da realidade.

2 comentários:

  1. haha fonix dario so fzs referencia uma vez ali as gajas da ESGHT... ta male!!!! lol

    ResponderEliminar
  2. lol clica lá em cima do nome, cá em baixo na letra miudinha!

    ResponderEliminar

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!