terça-feira, 23 de março de 2010

Afoito

Não é este o momento da criação e/ou origem da palavra "afoito", isso nem mesmo o Diabo deve ter conhecimento. Mas achei por bem partilhar este facto da História convosco. Até porque mesmo nessa altura, "afoito" já significava o que ainda hoje significa: corajoso; audaz;
...
Hugo Pêra, homem dos sete ofícios, pescador nos tempos livres, passava agora por uma grande crise amorosa, tal qual a famosa musica imortalizada por João Simão da Silva (AKA: Marco Paulo): "eu tenho dois amores". Perseguido por duas mulheres loucas, e sedentas por receber os seus favores sexuais, Hugo Pêra é obrigado a emigrar para o Brasil. Decorria o ano de 1831, final da era de D. Pedro, O Libertador como era conhecido lá pelos lados de Vera Cruz. Hugo Pêra, acabado de chegar, com uma mão a frente e outra a trás, fez de tudo para conseguir trabalho, sem sucesso, já sem esperança, foi-lhe então entregue uma oportunidade: Trabalhar como striper num clube exclusivamente masculino. (?) Confundido? Eu próprio também o fiquei.

aqui está o único registo fotográfico de

Hugo Pêra quando da sua estadia no Brasil

Anos mais tarde, Hugo Pêra volta a Portugal com grande fortuna, e com o nome: José Rodrigues Penalva. Fez novos conhecimentos e grandes amizades. Certo dia, Janeiro de 1877, José Penalva (AKA: Hugo Pêra) enquanto montava a cavalo lá pelos lados do Ribatejo, acompanhado de um grande amigo, contava a este as suas aventuras em terras de Vera Cruz. Ao que este seu ilustre amigo exclamou alto e em bom som, num tom de surpresa:
-"Á foi tó Cuuuu....?????"
Parando abruptamente ao se aperceber da aproximação da comitiva do Rei D. Luis I, e em tom de disfarce, batendo vigorosamente nas costas de José Penalva (AKA: Hugo Pêra), dizia:
-"Afoito, este homem é afoito!"
Ao se aproximar deste dois homens, D. Luis perguntou:
-"O que torna esse homem tão afoito?"
Ao que o amigo de José Penalva (AKA: Hugo Pêra), bom amigo por sinal, conta a seguinte história:
-"Um enorme touro arrepiou caminho em nossa direcção, Vossa Majestade, e aqui o meu confrade José Rodrigues Penalva de um só golpe de seu sabre lhe cortou ambas orelhas."

D. Luis, aficionado que era das touradas entregou-lhe por decreto o viscondado no dia 8 de Fevereiro de 1877, dia em que Hugo Pêra, nos nossos dias conhecido por ter sido o Visconde de Penalva e Alva, comemorava 66 anos. ai está a verdadeira história por trás da lenda do "Maria Alva"





4 comentários:

  1. ou eu nao me chame Maria das Dores nas Cruzes se nao vou começar a levar o verdadeiro significado destas palavras la p o Colegio, p as iaulas d Portuganhês :D

    ResponderEliminar
  2. lolol o significado é igual e sempre foi, a história é que foi sobre alguém que usou as semelhanças foneticas de uma frase com a bem dita palavra!

    ResponderEliminar
  3. dario, tava-m a referir á parte do "Á foi tó Cuuuu....?????" loool

    ana, mas o q te levava ao altar era mesmo o tipo com o q restou d um smoking, nao era? olha la como ele se move ahhahha

    ResponderEliminar
  4. o senhor até se mexe bem...
    Bem isto aqui é smp a aprender sim senhor!

    ResponderEliminar

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!