quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Churrascada de verão


Humm… que delícia de cheiro a pairar no ar de febras, entremeada, entrecosto, secretos… bem, talvez seja um cheio um pouco gorduroso, mas isso importa?


O importante para mim é o convívio à beira de um bom churrasco com amigos ou família, umas cervejas fresquinhas a acompanhar (ultimamente tem havido muitas nos meus textos e nem consigo saber porquê…).
Uma mesa farta ou não, com batatas compradas ou fritas em casa. Um almoço solarengo, repleto de calor à sombra das árvores ou dos chapéus-de-sol; um fim de tarde mais fresco, avizinhando-se a noite e iniciando-se as brasas para não largarem muita chama com a gordura.
Umas anedotas, umas risadas, trocas de olhares e murmúrios para contar pequenos segredos.
Pena é não serem mais frequentes, tal como as sardinhadas. Pena já não ser tão fácil juntar os amigos que se foram espalhando. Pena as zangas não permitirem muitos convívios. As invejas de segundos desfazem churrascadas de anos.
Pena a carne estar cara, a cerveja estar cara, as batatas estarem caras, o gasóleo, etc. Impedem deslocações, compras, convívios mais amiúdes.
Gozem o que podem… eu vou tentar fazer isso. Não percam a alma portuguesa do convívio, da saída nocturna nem que seja para um café, da churrascada entre amigos ou família.
© Joaquim Guerra
(em Lisboa)


NOTA: Todo o conteúdo deste blog é baseado em factos reais sendo que se torna muito difícil distinguir a ficção da realidade.Todas as imagens neste blog são descaradamente roubadas aos seus legítimos proprietários, desculpem lá qualquer coisinha!

1 comentário:

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!