terça-feira, 8 de junho de 2010

10 de junho... efemérides

O que se aprende na Wikipedia...
Vocês sabiam que o dia 10 de Junho é o 161º dia do ano no calendário gregoriano (162º em anos bissextos) e que faltam 204 para acabar o ano. Pois é!!
Sabiam igualmente que em 10 de Junho nasceram tantos futebolistas que seria possível equipar toda uma selecção? Seria internacional, mas olhando para a nossa… que diferença?

Tantos eventos neste dia que preferi não seleccionar nenhum. Consultem a página e logo vêem. Querem a papinha toda feita, não é?

Foi a 10 de Junho que em 323 a.c. morreu Alexandre, o Grande. Personagem que confere à história da Europa uma grandeza ímpar pelas suas conquistas e pela sua cultura.
Nós ficamo-nos por Luís de Camões… cantou tanto Portugal, as suas grandezas e as que ainda estariam para vir, incitando o pobre rei a trazer glória a Portugal. 500 anos depois, julgo que ainda devemos estar à procura dela… a lamentar-nos pela nossa crónica falta de sorte, cantando saudosa e melancolicamente o nosso fado. É um triste hábito nosso. Por isso gosto tanto da música movimento perpétuo dos Deolinda. Caracteriza bem o povo português. Cheio de boa vontade, de querer mudança, de se afirmar mas quando chega a hora… Viva! Toquem vuvuzelas que a selecção vai jogar!! Mostramos ardor e fulgor a ver o jogo, dizemos palavrões, bebemos umas bejecas e comemos uns petiscos e caracóis (calhou na época não foi?)…
Se ganharmos (salvo seja que eu com eles não ganho nada) festejamos e bebemos mais umas bejecas (também ajuda a esquecer) e saímos para a rua. Se perdemos… nada! Nada? Não… voltamos à saudade, à melancolia, ao lamento… que melhores dias virão… e não é preciso fazer nada por eles… chegarão sozinhos por Graça de Deus!
Esta semana festejamos Portugal (Camões e as Comunidades Portuguesas), com pompa e circunstância. Os discursos serão bonitos e sempre a falar dos dias que virão… melhores claro!

© Joaquim Guerra


NOTA: Todo o conteúdo deste blog é baseado em factos reais sendo que se torna muito difícil distinguir a ficção da realidade.

4 comentários:

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!