quarta-feira, 21 de abril de 2010

Revolução dos Cravos

Em vésperas de feriado nacional, nós, do Tertúlia, resolvemos falar também sobre História de Portugal, feito inédito neste vosso blog, mas primeiro: "Bom feriado 25 de Abril!! ainda bem que calha a um domingo, senão a malta tinha de faltar ao trabalho, o que era uma grande chatice!"
Faz parte do conhecimento geral, ou pelo menos devia, já que quando éramos gaiatos tínhamos as actividades do 25 de Abril, como a gincana, as corridas de velocidade, corridas de sacos, etc., que nesta data, em 1974, se deu uma revolução que alterou o rumo de Portugal para sempre. A Revolução dos Cravos! Muitos de vós ainda não tinha nascido, pelo que é normal que não se lembrem.
A verdadeira causa para esta revolução do povo português, foi omitida por motivos sócio-económico-estéticos, e nunca chegou perto do público em geral, tendo sido divulgada a ideia que havia sido um golpe de estado militar, com o objectivo de derrubar o Governo e acabar com o regime de Ditadura vivido na altura, e desde 1933.
Foi passada a informação que a ideia partiu de alguns capitães descontentes com a política ditatorial do governo liderado por Marcelo Caetano, e herdado por António Salazar.

Corria o mês de Janeiro de 1974, quando um surto de Peste Amarela vinda do oriente afectou os pombos portugueses, originando graves problemas intestinais e renais nestas aves. os pombos-correio foram os mais afectados, ao contrário dos desempregados que ficaram de quarentena nas suas gaiolas e recuperaram mais depressa. Os pombos-correio tinham necessidade de trabalhar e, mesmo de diarreia, lá iam eles. Até aqui, pronto!!! Coitadinhos dos bichos! Tudo bem! Mas por outro lado, a indústria florista, mais concretamente os produtores de cravos, que florescia na altura, não partilhava da mesma opinião.
Uma nova técnica de fertilização oriunda de Macau, quando aplicada aos cravos, tornava-os maiores, mais vistosos, mais brilhantes, mais bonitos, e os produtores estavam felizes com isso e com o facto de terem os bolsos a encher. E, de um momento para o outro, vieram os pombos estragar o que estava perfeito. Grandes cagadas de pombo destruiriam hectares inteiros de cravos, o que era chato.

Os produtores de cravos, insatisfeitos com a situação, engendraram um plano maquiavélico para acabar com esta raça de aves e insurgiram-se contra os columbófilos, originando-se a revolução que mudou o rumo de Portugal para sempre, a Revolução dos Cravos.
Depois de tudo planeado, na noite de 24 de Abril de 1974, os auto-intitulados Floristas de Abril, piratearam a sintonia das estações de rádio, e introduziram uma onda radiofónica ilegal nas emissões, originando o total desnorteamento do pombos-correio, influênciando negativamente as suas entregas, e dando o mote aos restantes floristas para iniciarem o motim. Motim esse, que se deu já no dia 25 de Abril de 1974. Na sequencia destes acontecimentos, o governo caiu, já que Marcelo Caetano, primeiro-ministro, era um criador de pombos-correio e principal responsável pela importação de Sushi contaminado com a Peste Amarela.

2 comentários:

  1. ahhhh....por isso é que à cartas que nunca chegaram aos destinatários :)

    tá explicado

    ResponderEliminar
  2. :) Imaginação não falta, vês????? :)) Ficou mt fixe :)
    Nilza

    ResponderEliminar

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!