quinta-feira, 18 de março de 2010

Os L.U.S.I.T.A.N.O.S.

Viriato poderá ter sido o primeiro verdadeiro português na sua real ascensão da palavra: baixo, atarracado, e mau como as cobras!
Mas para perceber melhor as intenções deste guerreiro Lusitano, sugiro uma viagem no tempo.

Alguns milénios antes da era de Cristo (a.C.), o que hoje conhecemos como Península Ibérica, assim como grande parte da Europa, era ocupada por um povo conhecido como Iberos. A sua origem em muito depende das teorias sobre o início da espécie humana tal como a conhecemos. Há quem defenda que é um povo originário da Europa Ocidental, outros que provêm do Norte de África. Uma coisa é certa: Os gajos gostavam de malhar nos cornos do Romanos, povo esse, com a mania das grandezas.
Milénios mais tarde (Ano 1000 a.C.), apareceram uns tipos do Norte da Europa,os Celtas, sarrafeiros como tudo, e também esses gostavam de arrear em Romanos abichanados. Na Europa Central, estes Celtas aperceberam-se das intenções dos Iberos e, ao invés de os tentarem conquistar, aliaram-se a eles, criando os Celtiberos. Já na Península Ibérica, eles eram os Celtas Ibéricos, uma questão de marketing, já que "Ibéricos Celtas" não causava os mesmos arrepios no lombo dos Romanos, homens que se banhavam todos juntos.
Por toda a Península Ibérica, encontravam-se várias tribos de Celtas e Iberos, entre as quais, os: Galaicos, no norte; os L.U.S.I.T.A.N.O.S., no centro; os Celtici, no Alentejo; e os Cónios, no Algarve.
Quanto aos L.U.S.I.T.A.N.O.S., ninguém sabia da sua existência até esta ter sido desvendada num programa das Tardes de Uma Senhora Qualquer, num qualquer canal televisivo generalista português, há muitos séculos atrás. Os L.U.S.I.T.A.N.O.S. eram uma Organização Governamental Secreta, criada pelos Celtas, para pôr ordem no mundo, coisa que, até Viriato, estava a resultar na perfeição.

Assim, mais ou menos entre 147 e 140 A.C., mais anos menos ano, esse bravo povo, digo, Organização Governamental Secreta, os L.U.S.I.T.A.N.O.S. (que na realidade era uma sigla para Lutadores Unificados Simplesmente Invencíveis, Torneados, Audazes, Necrófagos Ostentando Sudorese), adeptos fervorosos do "Ig", guerreavam contra os Romanos, panisgas decididos a dominar o mundo, conseguindo até, mantê-los afastados desta bela península.
Várias foram as tentativas por parte dos Romanos, povo de florzinhas, para tomar de vencidos o L.U.S.I.T.A.N.O.S. Numa primeiro vaga de ataques, Caio Vetílio, florzinha-mor, exige a rendição de Viriato, sendo que este nem tampouco o permitiu, como lhe partiu a cabeça com um paralelo de calçada, reclamando vitória aos L.U.S.I.T.A.N.O.S. Muitos mais "cairam" perante a imponência de Viriato: Caio Pláucio, Caio Nígidio, Fábio Máximo...
Os Romanos, povo amigo da vinhaça bebida a três, vinham, levavam no lombo, fugiam a pedir perdão, e voltavam, borrados de cagufa, empurrados essencialmente pelos Patrícios, que para além do nome abichanado, eram os proprietários de terras, rebanhos e escravos, eram quem  desfrutava dos direitos políticos e desempenhavam altas funções públicas no exército, na religião, na justiça e na administração de Roma.

Em 140 A.C., Roma envia duas bichas do mais bicha que se podia ver na altura, Servílio Cipião e Popílio Lenas, duas verdadeiras cabras montesas que mordiscavam quem aparecesse a roçar aroma a cavalo nas suas ventas. Estas duas namoradas estavam a ter a vida dificultada pelos L.U.S.I.T.A.N.O.S. em geral, e por Viriato em particular, pelo que recorreram à sua homossexualidade natural para levá-los de vencidos. A 14 de Agosto de 140 A.C., capturam o primo-irmão de Viriato, Gisela, bicha lusitana assumida, mas discriminada por usar malas Versage em vez de sacos de pele de Mamute (imitações de pele de Mamute, quis eu dizer!). Então, Gisela, seduzido pelos dois panisgas romanos, aceita assassinar seu primo, Viriato. E é o que acontece!! ...ou não!!!
A C.I.A., outra Organização Governamental Secreta (secreta na altura), usando tecnologia alienígena, cria objectos de vigilância secretos, e capta parte da conversa dos três apanisgados. (Quer dizer, captar, captar.. capta toda! Mas só divulga a parte importante, porque gemidos e "come-me por trás" não interessavam para o resgate do guerreiro lusitano).
Assim, Gisela é executada em segredo, colocada na tenda de Viriato, que viria a ser posta em chamas, para apagar quaisquer vestígios da falcatrua, e Viriato e sua família, contra a sua vontade, são colocados no Programa de Protecção a Testemunhas, e recambiados para Portadown, pequena aldeia irlandesa, onde muda de nome para Saint Patrick e se torna Vendedor de Seguros para a Mapfre.
Assim vimos, mais um verdadeiro lusitano, traído por seus congéneres, ir espalhar potencial, conhecimentos e desenrascanso, para o estrangeiro.

1 comentário:

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!