segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Antagonizar

Antagonizar, esta palavra tem de facto uma história muito engraçada, e ao contrario das outras palavras que já falei, esta, é a forma original da palavra, o radical por assim dizer. Este verbo intransitivo, tem como significado exactamente: contrariar, hostilizar, opor, exercer acção contraria. De origem "quichua", língua oficial do "Império Inca" manteve a sua fonética até aos dias de hoje, muito se deveu à semelhança de significado que ainda mantém com as duas outras palavras a que dela tiveram origem: "Anta" e "Agonizar".
(Tapirus terrestris)Anta, animal vulgarmente
conhecido como Tapir.
Habitat: Floresta Amazónia

Numa bonita primavera do ano de 1498, em "Tawantinsuyu", ou "Império Inca", hoje em dia o actual Peru, um jovem dentista, acabadote de se formar na faculdade de medicina de "Tawantinsuyu", instalou consultório na zona de "Cusco", mais conhecida por: "Umbigo do Mundo". Este jovem dentista sofria de, como dizer, sofria de um distúrbio patológico psíquico-somático que lhe afligia a zona da boca, era gago. Sinto muito ao dizer que, a sua carreira como dentista durou muito pouco, tão pouco que só teve um cliente: o "Filho de Inti", por outras palavras, o próprio Imperador em pessoa, filho do deus sol "Apu Inti" como eram considerados todos os imperadores Incas. O nosso caro dentista de tão nervoso, gaguejava, ga-ga-ga-ga-gueja-ja-ja-ja...java muito, coitado. O imperador explicou que lhe doía ali um dente, e o nosso dentista encaminhou-o para a cadeira examinou-o e, tentado impressionar o Imperador enquanto tentava remover o mal fadado dente com um alicate, sim porque a medicina dentaria da época não era propriamente a de hoje, não havia anestesia, enfim, com a torquez bem firme no dente exclamou:

- "Va-va-vamos lá-lá-lá anta-anta-anta-agonizar esse-esse de-de-de-ente!"

E puxou com toda a força. Sim, conseguiu remover o dente que puxou.
No outro dia foi executado, e é por esta razão que ninguém sabe qual era o seu nome afinal, é que o Imperador ordenou que nunca mais ninguém prenunciasse o nome do homem que lhe tinha arrancado um dente errado e provocado tal agoniante dor. Meu caro, olhe antes para o que estão a fazer, para depois não provocarem dor desnecessária a alguém, e ficarem conhecidos como antas.




NOTA: Todo o conteúdo deste blog é baseado em factos reais sendo que se torna muito difícil distinguir a ficção da realidade.

1 comentário:

  1. demorou mas valeu bem a pena. ora aqui estão mais um punhado de factos desconhecidos para a maioria, incluindo eu.

    ResponderEliminar

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!