segunda-feira, 21 de março de 2011

Reputação

Reputação (do latim reputatione) é a opinião e/ou uma avaliação social pública em relação a uma pessoa, um grupo de pessoas ou uma organização. Constitui um importante factor de avaliação de credibilidade em muitos campos, tais como negócios, comunidades online ou status social.



É de conhecimento geral que, muitas vezes a reputação de alguém não coincide com a verdade, veja-se então a história que deu origem a palavra Reputação.




Quíron (em grego: Χείρων, que se traduz: Kheíron, "mão"), jovem centauro filho de Cronos e da a ninfa Filira, era diferente dos outros centauros. Como é do domínio comum, tanto centauros como sátiros e todas as espécies bastardas mitológicas que originam no cruzamento entre Deuses, Semi-Deuses e outros seres, na maioria humanos ou ninfas, têm tendência para serem contumazes, bêbados indisciplinados, delinquentes sem cultura e propensos à violência. Isto não se aplicava ao feitio delicado e perspicaz de Quíron, ele era uma verdadeira flor-de-estufa, como se diz hoje em dia. Passava os dias a tocar a sua trombeta e a cavalgar pelos prados, e certa vez ignorando os avisos de sua mãe Filira:

- "Quiron, não corras e toques a tua trombeta."
- "Ó mãe, não vês que assim o som fica diferente..."

...Quiron cavalgava alta velocidade e tocava a "Satisfaction" dos "Rolling Stones" (sim, eles são assim tão velhos, não se vê logo?) e tropeça numa pedra batendo de cara no chão e enfiando metade da corneta garganta a dentro... Por sorte passava por ali o sátiro Reputasson filho de Safo, que ao ver Quiron aflito o tentou ajudar: Prendeu a extremidade larga da trombeta entre as pernas, apoiou as mãos nos ombros de Quiron e cada um puxava para seu lado... Ao longe Hércules que descansava à sombra de uma árvore depois de ter carregado com o planeta as costas, testemunhou tudo isto mas de um ponto de vista que não dava para ver a trombeta, e de seguida foi para Atenas contar a todos o que tinha visto. Claro que conseguem imaginar o que ele contou, porque foi por volta dessa altura que nasceram as seguintes palavras e que adquiriram o significado que tem até hoje: Safo, Reputação, e um calão vulgar que descreve a pratica sexual oral: Trombada.

Moral da história: mais vale fazer o que diz a tua mãe do que ficar com a trombeta presa e todos pensarem que estas a fazer uma trombada... e ficas com a reputação estragada.


NOTA: Todo o conteúdo deste blog é baseado em factos reais sendo que se torna muito difícil distinguir a ficção da realidade. Todas as imagens neste blog são descaradamente roubadas aos seus legítimos proprietários, desculpem lá qualquer coisinha!

3 comentários:

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir.
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lezar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Tertúlia Cor-de-Burro-a-Fugir, sem necessidade de justificação... E mais nada!